FacebookTwitterGoogle+Linkedin
Je suis une tortue
Vejo em demasia, nos tópicos argumentativos de aprendizado, algumas pessoas objetando no que concerne à acepção dos enunciados, questionando seus sentidos e suas aplicações práticas.

Nota-se, então, a dificuldade em abstrair a semântica conotativa (tartaruga = pessoa lenta) ou a ausência de eficácia imaginativa para visualizar uma representação dramatúrgica na qual o indivíduo, aqui estudante, na posição projetada de figurante cênico, interpreta um personagem que é uma tartaruga.

Além do que, não bastasse a escassa eficiência na boa operação cognitiva, ignoram a metodologia didática que preza pelo esforço em fixar o conteúdo na mente do aluno através de sentenças marcantes, extraordinárias, frases que, justamente pelo fato de não serem cotidianamente usuais, acabam por fundirem-se mais facilmente à memória.

Ou seja: é mais provável que se lembrem de uma tartaruga comendo macarrão (extraordinário) - e de sua respectiva versão em outro idioma - do que de uma criança comendo macarrão (ordinário).

Corolário: se estes nossos colegas não conseguem captar a essência da proposição "Je suis une tortue", imaginem como se comportam estes cidadãos quando diante da missão de interpretar uma poesia, uma obra de arte ou a conjuntura sociocultural da nação.

Isto explica, em grande parte, os rumos políticos que o país vem tomando e o sucesso de composições de qualidade duvidosa.

É necessário que as pessoas cresçam, primeiramente, por dentro para que possamos progredir como sociedade.

E, para que o avanço se dê mais rápido do que os passos de uma tartaruga, é importante não ter uma "tortue" no cérebro.

E, por ironia, são, precisamente, os sujeitos que não logram êxito em idealizarem-se como répteis marinhos, os que, de fato, o são.

Finalizando a dissertação sobre quelônios: quem pensa como tartaruga merece o prêmio jabuti de pior cágado.

Mingau Ácido (Marcelo Garbine)

Para compreender o contexto do artigo acima escrito, copie o link abaixo, cole na barra de endereços do seu navegador e tecle "enter".

A cópia do link somente pode ser efetuada pelo teclado, através de CTRL C.

O sistema NÃO permite a cópia por intermédio do menu visualizado a partir do clique com o mouse:

https://www.duolingo.com/comment/7601122
Clique sobre a imagem para ampliá-la

* Deixe o campo sem preencher para comentar como Anônimo.